sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Dr. PEDRO AMORIM


PEDRO SOARES DE ARAÚJO AMORIM (Dr. Pedro Amorim) – Nasceu em Assu no dia 28 de setembro de 1880. Seus pais: Pedro Soares de Amorim e dona Maria Francisca Araújo Amorim. No Ateneu Norte Rio Grandense, em Natal, fez os seus preparatórios. Em seguida, matriculou-se na Faculdade de Medicina da Bahia, titulando-se primeiro em Farmácia em 1902 e, em 1903, recebia o seu diploma de Médico, defendendo a tese “Afecção Calculose Vesical”, que mereceu aprovação distinta.

Regressando ao seu estado, clinicou vários anos em Macau, atendendo, também, Mossoró e Areia Branca, conquistando pela sua comprovada dedicação, competência e desprendimento pessoal, nessas localidades, um numeroso círculo de afetuosas estimas que perduraram por muitos e muitos anos. Aliava ao seu espírito filantrópico uma apreciável humanística.

Vindo residir em Assú em 1911, depois de ter contraído núpcias com dona Maria Beatriz Montenegro Amorim, em 29 de maio de 1909, na Fazenda “Picada”, pertencente hoje a Ipanguaçu, aceitou após reiterados apelos dos amigos, a chefia do Partido Republicano Federal em 1914, sendo neste ano eleito para dirigir os destinos administrativos do município do Assú,  cargo que foi renovado nos períodos de – 1914 – 1916 – 1923 – 1925 – 1926 – 1928 – 1929 e 1930, sendo o primeiro prefeito constitucional do Município.

Eleito Deputado ao Congresso Legislativo Estadual (deputado Estadual), exerceu o mandato de 1918, sendo várias vezes líder da bancada. Exerceu a presidência da Assembléia Legislativa, o que correspondia ao cargo de Vice-Governador do Estado, cargo que lhe proporcionou assinar a Constituinte do Rio Grande do Norte no ano de 1946.

Com acentuado pendor às letras e ao jornalismo, como estudante colaborou na imprensa natalense, tendo em 1897 redatoriado “O Íris” do Grêmio Literário “Castro Alves” de Natal. Em sua terra berço, dirigiu por algum tempo, na campanha política da candidatura Ferreira Chaves (1913) “A Cidade” e, em 1928, fundou e dirigiu o “Jornal do Sertão” que teve o seu desaparecimento ao rebentar a revolução de 30.

Foi Astrônomo amador e presidente da Associação Norte Rio grandense de Astronomia, fundada a 17 de junho de 1956. Depois que parou suas atividades neste ramo, foi contemplado com a honraria de Presidente de Honra da aludida Associação, homenagem prestada pela sociedade científica ao mais antigo astrônomo do estado.

É de sua autoria o opúsculo “O Município do Assú” (notícia até 1928), memória apresentada no Congresso Econômico do estado em 1929, nas comemorações do 2º ano do Governo Juvenal Lamartine, trabalho proveitoso aos que se dedicam à cultura histórica. Fazia parte, como sócio correspondente, do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte.

Político dos mais honestos, médico dos mais humanitários, o seu nome continua a ser lembrado como padrão de honestidade e benemerência. Chefe político de maior liderança no município até hoje. Faleceu, às 0,35 horas do dia 06 de outubro de 1961, em sua residência à rua Apodí nº 247, em Natal. 

Em Assu Dr. Pedro Soares de Araújo Amorim é patrono de duas ruas: uma denominada de travessa no bairro centro (rua da Câmara Municipal) e uma avenida no bairro Frutilândia (lateral do hospital); CEPA (Centro educacional municipal); estátua ao lado da Prefeitura (edificada no final da gestão Ronaldo Soares - 2008) e o prédio do antigo cinema (sendo restaurado pela Petrobras através de uma emenda parlamentar da deputada federal Fátima Bezerra).   

Fonte: AMORIM, Francisco Augusto Caldas de, Titulados do Assu - 1982 - Natal/RN.

Um comentário:

  1. Parabéns pela pesquisa.
    No bairro Barro Vermelho existe uma rua com o nome Dr Pedro Amorim, gostaria de saber se se trata da mesma pessoa.

    ResponderExcluir