sexta-feira, 25 de maio de 2018

REMINISCÊNCIAS:


Assu, julho de 1972. Dia festivo nas dependências do Colégio Nossa Senhora das Vitórias - Assu, uma homenagem da sociedade assuense em razão do ingresso da poetisa assuense (por adoção), de Lavras, Maria Eugênia Maceira Montenegro na qualidade de sócia efetiva da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras. 
Dona Gena, como era habitualmente chamada, começou a fazer poesia ainda na sua adolescência, na sua querida Lavras, cidade interiorana ao sul de Minas Gerais. Assuense por adoção e outorga. Gena veio a se aperfeiçoar literariamente na Terra dos Poetas - Assu onde viveu mais de sessenta anos, inspiradas no solo da terra dos verdes carnaubais. É de autoria daquela escritora, o poema que transcrevo, para o nosso deleite:

Eu vou espalhar rosas em seus caminhos
E retirar todos os espinhos pra você passar.
Um tapete de pétalas perfumará seus pés,
Que sabem pisar qualquer chão,
Em qualquer lugar.
É uma forma sutil de beijá-los,
De agradecer de coração,
De dizer que seus pés foram feitos
De duas grandes naus,
Que sempre procurando um porto novo,
Navegam em altos mares,
Levando alento e alegria a todos os lugares. 

(Na fotografia, da esquerda para direita, podemos conferir o célebre poeta Renato Caldas, o Promotor Público Expedito Dantas da Silveira, a escritora Maria Eugênia Maceira Montenegro, o funcionário Público dos Correios José Nazareno, o ex-prefeito e ex-deputado (presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte - 1953-53) Ezequiel Epaminondas da Fonseca Filho, o agro-pecuarista Astério Barbosa Tinôco, o funcionário do Senado Federal Herval Tavares e o escritor e ex-prefeito do Assu, Francisco Augusto Caldas de Amorim - Chisquito. (Foto de Pedro Otávio Oliveira)

Postado por Fernando Caldas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário