“Queremos ajudar o Estado a superar este problema da crise fiscal e todos os outros problemas estruturais do RN, com uma postura proativa, colaborativa, que vai muito além de reclamar dos desafios e passa fundamentalmente a discutir soluções para os mesmos”, justifica George Soares, de acordo com redação elaborada pela assessoria de imprensa do Legislativo.
Durante o pronunciamento, o parlamentar abordou os temas que considera mais críticos para o estado e pontuou a crise financeira como o maior desafio enfrentado pelo Governo.
“A crise financeira é uma crise que gera outras crises. Uso como exemplo o funcionamento dos hospitais e cito aqui o caso do Hospital Regional de Assú, que enfrenta sérias dificuldades já que depende da ‘saúde financeira’ do estado”, afirmou.
Segundo George Soares, a situação da Segurança Pública e a Educação no RN também são reflexos da crise financeira enfrentada pelo estado.
“A construção de novos presídios demanda investimento. A educação também depende de recursos, entre outras coisas, para o pagamento dos professores e técnicos, a exemplo dos servidores da UERN, que estão reclamando dos atrasos constantes de salários”, falou George Soares, lamentando ainda a necessidade de reforma na Escola Estadual Tenente Coronel José Correia, em Assú, acrescentando que poderia citar outros exemplos.
Para o enfrentamento à crise financeira, George Soares sugeriu a redução de despesas e a modernização da gestão estadual.
“O estado poderia, por exemplo, tomar medidas para reduzir seu gasto com pessoal, conforme exige a Lei de Responsabilidade Fiscal, e assim poder voltar a contratar servidores nas áreas chaves: segurança, saúde e educação”, propôs ele.
Para o aumento das receitas, o parlamentar disse que é necessário que o RN avance rumo ao desenvolvimento sustentável.
“Com mais atividade econômica, a arrecadação cresce naturalmente, sem necessidade de aumento de impostos. Podemos, por exemplo, atrair indústrias de equipamentos para a geração de energias eólica e solar”, sugeriu o deputado.
Durante o pronunciamento, George Soares reforçou o papel da ALRN na busca por soluções para o enfrentamento da crise financeira no estado.
“A Assembleia precisa, para que não perca o bonde da história, entrar nesse grande debate para encontrar as soluções para a crise fiscal. Mas não apenas soluções imediatistas, de curto prazo”, concluiu.
Em aparte o deputado Nélter Queiroz (PMDB) defendeu o enxugamento dos poderes constituídos. “O Brasil está pesado. A máquina precisa ser revista. Sou a favor de uma grande reforma em todos os poderes”, declarou.
Assessoria da AL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário