quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

RECURSOS HÍDRICOS:

Deputado George Soares solicita medidas urgentes para combater seca

Foto: João Gilberto/Assecom ALRN
O deputado estadual George Soares (PR) solicitou, através de pronunciamento feito na manhã desta terça-feira (08), que o Governo do Estado intensifique o trabalho de perfuração de poços nas regiões Central, Oeste e Vale do Açu e adote medidas emergenciais com relação ao abastecimento através de carros-pipa.
O pedido é justificado através do baixo nível de água registrado na Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves e o alerta de seca total para o canal que deixa o Rio Pataxó perene.
“O Canal do Pataxó faz a transposição das águas da Barragem Armando Ribeiro levando água para a região Central, Cabugi e Oeste, além de projetos de irrigação e a retomada da água da Lagoa da Ponta Grande, sem esquecer que abastece várias famílias”, disse, segundo informação elaborada pela assessoria de imprensa da Assembleia Legislativa do RN.
O deputado destacou emenda apresentada pelo seu mandato, no valor de R$ 400 mil, para recuperação do canal.
“Os recursos servirão para melhoria da estrutura que há anos não passa por recuperação e sua situação precisa ser discutida”, justificou.
George Soares citou informações da Agência Nacional das Águas (ANA) sobre uma reserva de água conhecida como Arenito Açu, que possui água de boa qualidade para consumo.
“É preciso que haja mais intensidade na perfuração de poços. Não só na região do Vale do Açu, mas em outras regiões. A perfuração de poços de 300 a 500 metros de profundidade já encontra água de excelente qualidade. O Governo do Estado precisa encontrar soluções para a convivência com a seca”, ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário