segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

LITERATURA DE CORDEL:

  
 O Poeta NETO BRAGA publicou um trabalho com o título: "Augusto dos Anjos - Do Pau d'Arco à Leopoldina".  O cordel, composto por 52 páginas ficou uma obra magnifica. Um clássico da literatura de cordel. Neto Braga realizou uma intensa pesquisa "esmiuçando" a trajetória de vida do grande poeta paraibano, nascido na Vila do Espírito Santo - atualmente Sapé - PB, em 20 de abril de 1884. Autor de um único livro de poemas denominado de "EU", publicado em 1912. Faleceu em Leopoldina - MG, no dia 12 de novembro de 1914. 
O AUTOR:
NETO BRAGA é natural de Afonso Bezerra - RN, cordelista, poeta popular de bancada, licenciado em História pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN. É fundador da Casa de Cultura Popular da fazenda Santa Clara no citado município. Com esse romance em cordel AUGUSTO DOS ANJOS - Do Pau d'Arco à Leopoldina, o poeta deixa sua Carapebas e dá um voo nas várzeas verdejantes do rio Una, (afluente do rio Paraíba) no município de Sapé - PB, indo até a Usina Santa Helena, em busca de vestígios do antigo Engenho Pau d'Arco, mais precisamente pesquisar in loco a vida do paraibano do século XX. 
Em uma pesquisa bibliográfica e de campo, o cordelista presenteia o povo da Paraíba, de Leopoldina nas Minas Gerais e do Brasil. Em razão das mais de quarenta edições do EU, continua o poeta paudarquense sendo um artista muito festejado nos meios literários. 
Na apresentação de seu cordel Neto Braga, que também é autor do cordel sobre a vida de irmã Lindalva, do Assu, assim se expressou: "Está portanto leitores, em vossas mãos, o trajeto, as dores, a hipocondria e a vida do maior poeta brasileiro, escrita por outro poeta bem menor, que cumpre um importante tratado com a intelectualidade brasileira."
O cordel tem capa em xilogravura de Erick Lima e foi impresso pela LUCGRAF - Editora Gráfica - Natal/RN. 
Deste espaço parabenizo o amigo e poeta Neto Braga pelo excelente trabalho.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog, Ivan Pinheiro. Acho literatura de cordel super legal e uma grande fonte de inspiração, como foi para Suassuna. Infelizmente não sei onde posso comprar aqui em Assú. Os únicos que pude ter contato, até agora, são os em domínio público na web.

    Matheus!

    ResponderExcluir