sábado, 22 de agosto de 2015

DIA DO FOLCLORE:

IVAN PINHEIRO E BATISTA MARQUES PARTICIPAM DA COLETÂNEA 
"SOU DA TERRA NORDESTINA"
Dentro da programação do DIA DO FOLCLORE, na capital do Estado, Ivan Pinheiro participou de dois eventos culturais: Na quinta feira, 20 de agosto, as 17 horas, esteve no lançamento do livro "A Presença Feminina na Literatura de Cordel do Rio Grande do Norte" do escritor e folclorista Gutenberg Costa. O evento ocorreu no Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão - antiga Rodoviária Velha - Ribeira. A obra foi agraciada com o prêmio municipal do Edital Literatura de Cordel 2014, pela Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), Secretaria Municipal de Cultura do Natal.
Gutenberg Costa e Ivan Pinheiro - momento do autógrafo.
No sábado, dia 22 de agosto (DIA DO FOLCLORE) participou do lançamento da Coletânea Poética "Sou da Terra Nordestina" organizado pelo poeta Gélson Pessoa, através da Editora Ler Mais. O livro reúne trabalhos de 76 poetas de vários estados do Brasil (RN, PE, PB, BA, PI e CE). 
João Batista Marques e Ivan Pinheiro
- momento do lançamento da coletânea na Casa do Cordel
O Assu se fez presente na coletânea com a participação dos poetas Ivan Pinheiro e João Batista Marques (foto acima). Pinheiro numa sétima retrata a velha "história" de amor entre o mar e a terra nordestina.
 
Nesse torrão nordestino
o mar abraça a caatinga.
Como todo cabra macho,
come buchada com pinga,
dança forró pé-de-serra,
e, depois de beijar a terra,
faz do cabaço moringa.

Batista Marques retrata numa sétima a vida do vaqueiro nordestino.

Sou nordestino guerreiro
nascido lá no sertão
menino passarinheiro
moleque do Riachão
me criei tangendo gado
correndo em festa de prado
montado em meu alazão.

Essa participação demonstra, mais uma vez, que o Assu permanece ativo e presente nos eventos ligados a cultura buscando manter viva a chama da 'Terra da Poesia'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário