terça-feira, 13 de agosto de 2019

BOA IDEIA:

Durante a sua 15ª reunião ordinária, quinta-feira (8), a Comissão de Finanças e Fiscalização (CFF) aprovou cinco projetos, entre eles o de preservação e recuperação da palmeira carnaúba, de iniciativa do deputado George Soares.

O programa também inclui estímulo às atividades produtivas derivadas da carnaúba e proíbe a derrubada injustificada de palmeiras da espécie. O projeto foi aprovado à unanimidade pelos membros da Comissão.
Postado por Toni Martins

MÊS DO FOLCLORE:

Abertura teve poesia, teatro, música, cordel, capoeira e outras atividades

Imagens: Assessoria
Tendo como destaques o lançamento do cordel ilustrado “Batendo à Porta do Céu – A Chegada de Belchior ao Paraíso”, uma homenagem ao cantor e compositor cearense Antonio Carlos Gomes Belchior, falecido em abril de 2017, autoria do poeta, escritor e editor Caio César Muniz; e, o espetáculo teatral “O Mala da Arte”, encenado pelo coletivo cultural Di-Versos, com um elenco formado pelos artistas Walber Fersan, Yamara Santos e Thiago França, aconteceu sábado último (10) a abertura da programação que comemora o Mês do Folclore em Assú.
O evento se desenvolveu na parte da tarde/noite do sábado na Casa de Cultura Popular Sobrado da Baronesa, centro da cidade.
A realização é da Secretaria Municipal Adjunta de Cultura da Prefeitura do Assú e da Fundação José Augusto (FLA), e ainda foi assinalada por outras manifestações artístico-culturais, tais como música, poesia, capoeira, etc.
Dentre os que prestigiaram o lançamento da agenda do Mês do Folclore estiveram o presidente da Academia Assuense de Letras (AAL), Francisco de Assis Medeiros; o poeta popular assuense Francisco Inácio Ferreira, Boinho; o jornalista e escritor mossoroense Cid Augusto Rosado, dentre outros.
O secretário adjunto de Cultura, Paulo Sérgio, declarou que a Prefeitura e a FJA articulam a promoção de outros acontecimentos para celebrar o Mês do Folclore, que tem sua data oficial festejada no dia 22.


Postado por Lúcio Flávio

REMINISCÊNCIAS:


Aniversário do Major Manuel de Melo Montenegro quando completou 90 anos de idade, em 1989. Da direita: José Montenegro, Major Montenegro, Cid Montenegro, Marcos Montenegro, Maria Eugênia (poetisa), Edmilson Caldas (?) e Agnaldo Gurgel por trás de Edmilson (meu pai). A fotografia tem a seguinte dedicatória: Ao parente e amigo, Edmilson Caldas, uma lembrança do aniversário do Major Manuel de Melo Montenegro. 25.9.89.

Major Montenegro morreu no Recife (onde seu filho Ovídio Montenegro era cardiologista renomado) em 1991, aos 97 anos de idade. Manuel Montenegro foi deputado provincial deposto pela Revolução de 30, primeiro prefeito de Santana do Matos e Chefe Político em Sacramento, atual Ipanguaçu/RN. Seus filhos João Batista, Edgard e Nelson Montenegro foram deputados estaduais, além de seu neto Paulo Montenegro e agora seu bisneto George Montenegro Soares é deputado estadual, além de Gustavo Montenegro Soares, atual prefeito do Assu. Fica o registro.
Postado por Fernando Caldas.