quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

CULTURA:

CHICO LUCAS - O 'SÁBIO DA NATUREZA', É TEMA DE LIVRO QUE SERÁ 
LANÇADO NESTA QUINTA-FEIRA.
 
O velho paradigma de que a sabedoria popular não dialoga com o conhecimento acadêmico cai totalmente por terra quando o assunto é a relação entre o pescador Francisco Lucas da Silva, 79 anos, - morador da Lagoa do Piató, em Assú - e pesquisadores do Grupo de Estudos da Complexidade (Grecom) da UFRN.
Chico Lucas, como é conhecido popularmente, é mais uma vez foco de uma obra publicada pelo Grecom. Dessa vez, organizada por Conceição de Almeida e Thiago Emannuel de Araújo Severo. Não é a primeira vez que Chico Lucas tem o seu saber registrado em livro. O primeiro foi ‘A Natureza me disse’.
O livro é uma reunião de artigos, textos, fotos e impressões de dez pesquisadores que tomaram como objeto de estudo a vida, o fazer e o pensamento de Chico Lucas.
O lançamento do livro, ‘Francisco Lucas da Silva – Um Sábio na Natureza’ (Editora do IFRN) será na quinta-feira, 8 de dezembro, na Cooperativa Cultural Universitária – no Centro de Convivência do Campus da UFRN.
O trio de violões Continuum, formado por músicos de Campina Grande (PB), vem para Natal tocar especialmente no evento.
Os versos de Chico Lucas, "Não frequentei banco escolar/ Por não ter tido oportunidade / Mas com a ajuda dos amigos / Cheguei à Universidade" (O Sábio e a escola), estão no livro, que reúne entrevistas concedidas por ele a biólogos, filósofos, historiadores, sociólogos, enfermeiros, antropólogos e educadores ligados ao Grecom.
Fonte: Rabiscos do Samuel.

AÇÃO PARLAMENTAR:

GEORGE SOARES SE CONGRATULA COM OS NOVOS SÓCIOS DA 
ACADEMIA ASSUENSE DE LETRAS
O deputado estadual George Soares (PR) apresentou moção de congratulações ao Presidente da Academia Assuense de Letras, Ivan Pinheiro Bezerra, pela posse dos novos acadêmicos que ocorrerá no próximo dia 09, em Assu.

“A Academia Assuense de Letras (AAL), é uma associação civil, sem fins econômicos, que tem por finalidade o cultivo, a preservação e a divulgação da literatura, da história e da atividade cultural assuense. É reconhecida como de utilidade pública do Rio Grande do Norte, através de projeto de lei de nossa autoria, e, por isso, nossa atenção, nosso respeito e consideração pelos novos empossados,” escreveu George Soares, na moção apresentada na Assembleia Legislativa do RN nessa terça, dia 06 de dezembro.