sexta-feira, 20 de outubro de 2017

ESPORTE:

CLUBE DE TIRO DE ASSÚ ESTÁ ENTRE OS MELHORES DO PAÍS
A Associação de Tiro Assuense – ATIRA, realizou nos dias 12,13 e 14 de outubro, na cidade de Assú/RN, a Regional Internacional Nordeste do Campeonato de Trap Americano 2017, esta foi a 4ª etapa da competição anual promovida pela Liga Nacional de Tiro ao Prato.

O Presidente do ATIRA Jovane Dantas, destacou que para sediar o campeonato realizado pela primeira vez no Rio Grande do Norte, o clube foi totalmente reformado e ampliado passando de uma para três áreas de tiro, que foram construídas seguindo os padrões internacionais do esporte e equipadas com máquinas italianas, as mesmas usadas nas Olimpíadas Rio 2016, além disso, o clube ganhou um restaurante climatizado com 200 metros quadrados e outras áreas de convivência. De acordo com competidores que participaram da Regional Internacional Nordeste, com sua nova estrutura, a Associação Assuense de Tiro posiciona-se entre os melhores Clubes do Brasil.

O evento realizado em Assú reuniu atletas de todo pais, ao todo foram feitas mais de 200 inscrições nas seguintes modalidades: TRAP 100 Single, TRAP 200 Single, TRAP 100 DOUBLE e Entrevero Noturno. Veja matéria no Globo Esporte:
http://globoesporte.globo.com/rn/videos/t/ultimos/v/eliminatoria-regional-de-tiro-de-prato-movimenta-interior-potiguar/6223672/
Fonte: Blog de Olho no Assú.

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

EMANCIPAÇÃO POLÍTICA:

ASSU - 172 ANOS

No ano de 1845 assumiu, interinamente, a Presidência da Câmara Municipal de Villa Nova da Princesa, o Juiz de Direito Dr. Luiz Gonzaga de Brito Guerra até outubro de 1845.
No dia 30 de setembro de 1845 o então Deputado Provincial, João Carlos Wanderley, deu entrada ao Projeto Provincial, para elevar a Villa Nova da Princesa à categoria de cidade, com o nome de Assú, sendo aprovada pelos nobres deputados.
Finalmente, em 16 de outubro de 1845 foi sancionada a lei número 124, aprovada pela Assembleia Legislativa Provincial, elevando a Villa Nova da Princesa, pátria do finado Senador Francisco de Brito Guerra, à categoria de cidade, com o nome de ASSÚ - (com dois esses e acento agudo no “U”). Vejamos de conformidade com a original: 


LEI Nº 124 – Elevando á categoria de Cidade a Villa Nova da Princeza, com a denominação de Cidade do Assú.
O Dr. Casimiro José de Moraes Sarmento, Presidente da Provincia do Rio Grande do Norte. Faço saber a todos os seus habitantes, que a Assembléa Legislativa Provincial decretou, e eu sanccionei a Lei seguinte: 
Artigo Unico. Fica elevada á categoria de Cidade a Villa Nova da Princeza, patria do finado Senador Francisco de Brito Guerra, com a denominação de Cidade do Assú; e revogada qualquer disposição em contrario.
Mando, portanto a todas as Autoridades, a quem o conhecimento e execução da referida Lei pertencer, que a cumprão e fação cumprir tão inteiramente como nella se contém. O Secretario interino desta Provincia a faça imprimir, publicar e correr. Palacio do Governo do Rio Grande do Norte, 16 de Outubro de 1845, vigesimo quarto da Independencia e do Imperio.
(L. S.) Dr. Casimiro José de Moraes Sarmento.
Lei da Assembléa Legislativa Provincial, que V. Exc. Houve por bem sanccionar, elevando á categoria de cidade a Villa Nova da Princeza, com a denominação de Cidade do Assú.
Para V. Exc. Ver.
João Ferreira Nobre a fez.
Publicada e sellada nesta Secretaria do Governo do Rio Grande do Norte aos 16 de Outubro de 1845. O Secretario interino – José Nicacio da Silva.
Registrada á folhas 178 do livro primeiro de semelhantes. Secretaria do Governo do Rio Grande do Norte, em 17 de Outubro de 1845 – O Segundo Escriptura
rio.
José Martiniano da Costa Monteiro.


O Ato Público da Proclamação da Independência do Município e da posse do novo Presidente da Câmara Municipal, Senhor Coronel Manoel Lins Caldas, o qual a partir daquela data, assumiria os destinos do recém criado município do Assú, deu-se no “Alto do Império” – atualmente esse local recebe o nome de Praça São João Batista.